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Bondes em Campinas

Marco de uma época: História dos Bondes na cidade de 1879 a 1968

Inicialmente os bondes começaram nas ruas da cidade de Campinas em 1879 movidos com tração animal. Duas décadas depois em 1912 os bondes foram modernizados e incorporados ao sistema elétrico de transporte, com maior rapidez e segurança aos passageiros.

O sistema de bondes campineiro, chegou a ter 58km de trilhos implantados, um marco no desenvolvimento da cidade e parte integrante da história do município de Campinas. 

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História dos Bondes na cidade de Campinas

A ferrovia a vapor chegou de São Paulo no ano de 1872, em 1878 foi criada a Companhia Campineira de Carris de Ferro. No dia 25 de setembro de 1879 começava o serviço de bondes de tração animal (mulas) em Campinas. A companhia foi estruturada para levar os passageiros da ferrovia na praça da Estação até a praça José Bonifácio, largo da Catedral Metropolitana, através da Rua Treze de Maio.

No início a companhia incorporou quatro carros de tração animal da Companhia John Stephenson em Nova York, inaugurando a nova linha em 25 de setembro de 1879 e mais tarde adquirindo mais alguns bondes desativados da Companhia Viação Paulista, usados da cidade de São Paulo que foram operados em cinco linhas.

Em 1910 foi criada uma nova empresa, a Companhia Campineira de Tracção, Luz e Força (CCTLF) para fazer um sistema elétrico de bondes. Em 1911 encomendou 8 novos bondes com dez fileiras de bancos da empresa J. G. Brill Filadélfia, e iniciou a construção de uma nova linha.

No dia 24 de junho de 1912 a CCTLF inaugurou seu sistema de bondes elétricos com bitola métrica na cidade que utilizavam uma rede elétrica de corrente contínua, com tensão de 600 volts e sua bitola era de 1000 mm, a mesma usada pelas ferrovias de maior porte, como a Mogiana. Na década seguinte a companhia adquiriu mais 8 bondes da Brill, em seguida construiu seus próprios veículos baseados no modelo americano. Posteriormente em 1923, trouxe mais 8 veículos que estavam circulando na Filadélfia, Estados Unidos.

A cidade de Campinas ainda teve uma das poucas linhas de bonde interurbanas, o Ramal Férreo Campineiro que possuia bitola de 600mm, uma herança da ferrovia a vapor entre Campinas e o distrigo de Sousas. Com a inviabilidade de se manter os trens do Ramal Férreo Campineiro (RFC), em 18 de março de 1917 a CCTL&F decidiu comprar a empresa e desativou definitivamente o uso dos trens, finalizando a circulação da "cabrita" 23 anos após sua viagem inaugural, causando comoção geral nos moradores e usuários.

Bondão

Um serviço de bondes foi disponibilizado como alternativa para ligar a cidade de Campinas a Fazenda Cabras no distrito de Joaquim Egídio, e em 1919 passa a circular o "bondão", apelido dado por ele ser bem maior que os bondes abertos da área urbana.

Em frente a Estação de trens da Companhia Paulista ficava o ponto inicial, de lá seguia pela Av. Andrade Neves, passando pelo bairro Guanabara, fazenda Vila Brandina situada pouco antes da Estação Engenheiro Cavalcante (na época uma parada com plataforma simples e descoberta em uma das mais importantes fazendas de gado leiteiro da região) e finalmente atingia a zona rural em Sousas e Joaquim Egídio.

Em 1911 a linha é comprada pela CCTLF e convertida em bitola métrica. No dia 18 de março de 1917 era inaugurando o percurso de 17km. No ano de 1919 o percurso foi estendido em 15km até o bairro rural das Cabras no distrito de Joaquim Egídio

Nos anos de 1930 a companhia refez muitos de seus bondes com vestíbulo fechado, a parte de cima em arco e 9 fileiras de bancos no lugar das antigas 10.

Em 1928 a linha foi adquirida pela companhia americana Electric Bond & Share, e novamente vendida em 1946 para a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) que em 1952 vendeu para a Estrada de Ferro Sorocabana (EFS). Para a linha das Cabras a EFS comprou quatro bondes simples de segunda mão da cidade de Belo Horizonte-MG.

No dia 30 de setembro de 1954 o sistema de bondes da cidade foi absorvido pela Companhia Campineira de Transportes Coletivos (CCTC), que contava na época com 28 bondes, 13 linhas em 26km de percurso comprado pela prefeitura por Cr$ 3.000.000,00. A CCTC chegou a ter 58km de trilhos implantados na cidade.

Em 10 de fevereiro de 1960 a linha da EFS até Cabras foi fechada, os 7km iniciais se tornam a linha 14 de bondes.

Com o aumento do tráfego de automóveis na cidade, o sistema de bondes campineiro que tinha estrutura simples - passava por ruas estreitas, utilizava mão única - atravapalha a circulação dos veículos motorizados, pois haviam desvios em determinados pontos das rotas para permitir a passagem de outro bonde da mesma linha ocupando quase toda a largura da rua. Isso contribuiu para o processo de extinção das linhas que iniciou no ano de 1964. O último bonde passou na noite da sexta-feira do dia 24 de maio de 1968 deixando saudades para muitos usuários do sistema de transporte.

No dia 5 de novembro de 1972 a Prefeitura Municipal de Campinas inaugurou uma linha interna circular com quatro bondes e pouco mais de 3 km ao redor da Lagoa do Taquaral, que em 1980 teve o nome alterado para Parque Taquaral.

Hoje podemos matar a saudade desse tempo fazendo um passeio turístico no Parque Taquaral.

 

Galeria de fotos dos bondes

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Bilhete de passagem de bonde em Campinas Bonde puxado por mulas em Campinas por volta de 1878 Bonde puxado por mulas em Campinas por volta de 1878 Bonde puxado por mulas em Campinas por volta de 1878 Eletrificação dos bondes em Campinas Operários trabalhando no Ramal Férreo das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas por volta de 1900 Bonde na Av. Andrade Neves, Campinas 1900 Bonde na Av. Andrade Neves, Campinas 1900 Bonde na Rua Barão de Jaguara, Campinas por volta de 1900 Bonde puxado por mulas em Campinas por volta de 1910 Bonde em Campinas, Largo da Catedral por volta de 1912, novos trilhos na eletrificação Bonde no centro de Campinas em 1912, esquina da Rua Conceição na Praça Carlos Gomes Construcão de nova linha do bonde elétrico em Campinas - 1913 Cemintério da Saudade Bonde elétrico modelo Brill de  Campinas em 1912 Bonde elétrico na Rua Treze de Maio em Campinas em 1910 Bonde elétrico na Rua Treze de Maio esquina com Av. Francisco Glicério em Campinas em 1910 Bonde na Av. Andrade Neves, Campinas 1919 Bonde elétrico modelo Brill na rua de  Campinas em 1920 Bonde na Av. Julio de Mesquita, Campinas 1920 Bonde no centro de Campinas em 1928, a direita o Cine República Bonde no centro de Campinas em 1928, a direita o Cine República Bonde no centro de Campinas em 1930, esquina da Rua Barão de Jaguara com Rua General Osório Bonde no centro de Campinas em 1930, esquina da Rua Barão de Jaguara com Rua General Osório Bonde no centro de Campinas em 1930, esquina da Rua Barão de Jaguara com Rua General Osório Bonde na Rua Barão de Jaguara, Campinas em 1930 Bonde no centro de Campinas em 1930 Bonde no centro de Campinas em 1930, esquina da Rua Barão de Jaguara com Rua General Osório Bonde no centro de Campinas em 1930 Bonde no centro de Campinas em 1933, esquina da Rua Barão de Jaguara com Rua General Osório Bonde em Campinas - Estação de Sousas Bonde no centro de Campinas em 1930 na Rua Conceição Bonde em Campinas - Av. Andrade Neves em 1930 Bonde na Rua Barão de Jaguara, Campinas em 1940 Bonde em Campinas - Av. Francisco Glicério 1940 Largo do Rosário em 1935 - Em 1946 a Cia. Paulista de Luz e Força adquiriu a Cia. Campineira de Tração, Luz e Força. Bonde na Av. Andrade Neves, Campinas 1940 Bonde em Campinas - Linha nº10 Castelo - o ponto de partida era na Praça Bento Quirino, seguindo pelas ruas Sacramento, Marechal Deodoro, Dr. Quirino, Av. Dona Libânia, Av. Orosimbo Maia, Av. Brasil, ruas Joana de Gusmão, Barros Monteiro, Pereira Tangerino e Oliveira Cardoso, onde estava o o final da linha bem perto à Torre do Castelo. A volta era pelo mesmo itinerário. Bonde em Campinas - 1950 Bonde em Campinas em 1950, com o Hotel Términus a direita da foto Bonde em Campinas - 1950 Bonde em Campinas - Bonde Elétrico ponto final Cabras 1958 Bonde em Campinas - Bonde nº 128 na Catedral em 1963 Bonde em Campinas - Bonde nº117 no bairro Castelo 1966 Bonde nº114 em Campinas Bonde em Campinas - Bonde ao lado da demolição do Demolição do Teatro Municipal Carlos Gomes Bonde em Campinas - Bonde ao lado da demolição do Demolição do Teatro Municipal Carlos Gomes Bonde em Campinas - Bonde nº126 no ponto final Jd. Boa Esperança 1963 Bonde em Campinas - Bonde nº 119 em 1965 Bonde em Campinas - Bonde na Av. Francisco Glicério em 1967 Bonde em Campinas - Rua Dr. Quirino na década 1960 Bonde em Campinas - Bonde nº 155 no centro da cidade em 1968 Bonde em Campinas - 1960 Av. Andrade Neves em frente a Estação da Fepasa Bonde em sua última viagem em Campinas no ano de 1968, Rua General Osório Bonde em sua última viagem em Campinas no ano de 1968, Rua General Osório Bonde em sua última viagem em Campinas no ano de 1968, Rua General Osório
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Bonde curiosidades:

As Rotas dos Bondes em Campinas

Linha n.º 1

Vila Industrial - ponto de partida na Av. Francisco Glicério, em frente aos Correios e Telégrafos, seguido pelas uas Conceição, Barão de Jaguara, Av. Dr. Moraes Sales, Viaduto Paulista, Av. João Jorge, ruas Sales de Oliveira, Pereira Lima, Jóquei Clube, Dr. Mascarenhas, Av. Andrade Neves, Rua 13 de Maio e, por esta, até o ponto de onde partia.

Linha n.º 2

Vila Industrial - o ponto inicial era na Praça José Bonifácio (Largo da Catedral), seguia pela Av. Francisco Glicério, Rua General Osório, Av. Andrade Neves, ruas Dr. Mascarenhas, Pereira Lima, Sales de Oliveira, Av. João Jorge, Viaduto da Paulista, Rua Moraes Sales, Av. Francisco Glicério e, por esta, até a Praça de partida.

Linha n.º 3

Guanabara - saia da Praça José Bonifácio (Largo da Catedral), seguia pela Av. Francisco Glicério, ruas General Osório, José Paulino, Barão Geraldo de Rezende, Av. Barão de Itapura, até o Liceu N.S. Auxiliadora, de onde voltava pelo mesmo percurso até a Rua José Paulino, entrando pela Rua 13 de Maio em direção ao seu ponto inicial.

Linha n.º 4

Taquaral - partia da Praça Bento Quirino, atingindo as ruas Sacramento, Marechal Deodoro, Dr. Quirino, Major Solon, Paula Bueno até a Amador Bueno, de onde retornava pelo mesmo percurso.

Linha n.º 5

Estação - Circular, saía da Praça José Bonifácio (Largo da Catedral), seguindo pela Av. Francisco Glicério, Rua General Osório, Av. Andrade Neves, Praça Floriano Peixoto (Largo da Estação), Rua 13 de Maio até o ponto inicial.

Linha n.º 6

Cambuí - iniciava na Rua Dr. Quirino, descia a Rua Thomas Alves, prosseguia pela Av. Anchieta, Rua General Osório, Av. Júlio Mesquita, ruas Olavo Bilac, Santos Dumont, Cel. Quirino, Conceição, Av. Júlio Mesquita, ruas General Osório e, pela Dr. Quirino, atingia o ponto inicial.

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Linha n.º 7

Cambuí - também circular, como o outro, partia da Rua Dr. Quirino, descia a Rua Thomaz Alves, caminhava pela Av. Anchieta, Rua General Osório, sendo o restante o percurso similar ao anterior.

Linha n.º 8

Bonfim - Partia da Praça José Bonifácio, seguindo pela Av. Francisco Glicério, Rua General Osório, Av. Andrade Neves, Rua Dr. Mascarenhas, Av. Governador Pedro de Toledo e Praça Izidoro Dias Lopes, Rua Erasmo Braga, de onde voltava pelo mesmo percurso até a Av. Andrade Neves, passando pela Praça Floriano Peixoto (Largo da Estação), descendo, depois a Rua Treze de Maio até o local de partida (Praça José Bonifácio).

Linha n.º 9

Botafogo - partia da Praça José Bonifácio, seguindo pela Av. Francisco Glicério, ruas Gal. Osório, Saldanha Marinho, Hércules Florence, Culto à Ciência, Barão de Itapura, Av. Andrade Neves, Praça Floriano Peixoto (Largo da Estação), Rua 13 de Maio, até o ponto inicial. Segundo realtos, era o mais alegre por transportar grande número de adolescentes que se dirigiam ao tradicional Colégio Culto à Ciência, isto dava muito trabalho ao seu cobrador, pois tantos os meninos quanto as meninas que além da gritaria e do gargalhar, sempre contrariavam as normas estabelecidas e se amontoavam pelos estribos do bonde a fim de demonstrar valentia e descumprimento às leis.

Linha n.º 10

Castelo - o ponto de partida era na Praça Bento Quirino, seguindo pelas ruas Sacramento, Marechal Deodoro, Dr. Quirino, Av. Dona Libânia, Av. Orosimbo Maia, Av. Brasil, ruas Joana de Gusmão, Barros Monteiro, Pereira Tangerino e Oliveira Cardoso, onde estava o o final da linha bem perto à Torre do Castelo. A volta era pelo mesmo itinerário.

Linha n.º 11

Avenida Saudade - Ponte Preta - Fundão - saía da Av. Francisco Glicério, em frente aos Correios e Telégrafos, indo pelas ruas Conceição, Barão de Jaguara, Abolição, Álvaro Ribeiro, Av. Saudade até o portão do Cemitério, de onde voltava pelo mesmo trajeto até o cruzamento das ruas Barão de Jaguara e Moraes Sales, prosseguindo por ela até a Av. Francisco Glicério, e por esta, até o ponto inicial.

Linha n.º 12

Bosque - partia da Av. Francisco Glicério, em frente aos Correios, seguindo pelas ruas Conceição, Barão de Jaguara, Av. Dr. Moraes Sales, Antônio Cesarino, Duque de Caxias, Padre Vieira, Rua Proença (final da linha), de onde voltava pelo mesmo percurso até a Av. Dr.Moraes Sales, quando entrava pela Av. Francisco Glicério até o ponto inicial.

Linha n.º 13

Vila dos Alecrins - Praça Municípios de São Paulo ou Praça Municípios - partia da Rua Dr. Quirino com Rua Thomas Alves, seguindo pela Rua Major Solon, Av. Orozimbo Maia, ruas dos Alecrins, Antônio Lapa, Capitão Francisco Paula, Querubim Uriel, até a Vila Estanislau, seu ponto final. Voltava pelo mesmo itinerário.

Linha n.º 14

Boa Esperança - Esta foi a linha estabelecida pela CCTC para repor a antiga linha da CCTL&F. Praticamente era de percurso idêntico à linha original da CCTL&F. Seu ponto final era no bairro Boa Esperança, conhecido vulgarmente na época por "Fura Zóio". Essa última parada ficava à poucos metros dos limites da fazenda Vila Brandina, por onde anteriormente os trilhos continuavam seu caminho em direção à Sousas.

História de Campinas.

Conheça um pouco mais da história da cidade de Campinas aqui.

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