Portal de informações, fotos antigas, lazer e turismo e história da cidade de Campinas..

Torre do Castelo

Do alto da Torre do Castelo, podemos conhecer e compreender a cidade de maneira profunda, mergulhar na sua diversidade e aprender com a imensa riqueza cultural e histórica de Campinas.

Em 1991, o prédio recebeu novas alterações para a instalação do Museu Histórico da Sanasa.  

Já em 1998, o edifício e a praça passaram por uma grande restauração para devolver as características do início da década de 1940. 

Imagens da região central da cidade de Campinas - SP

Castelo

Inaugurada em 1940, a construção possui 27 metros de altura (aproximadamente 735 metros do nível do mar), é um dos pontos mais altos da cidade de Campinas.

Erguido em um ponto estratégico para o desenvolvimento urbano, O Castelo d'água como era chamado, foi criado para abastecer os bairros que se formavam na região norte da cidade. O local fica em um dos extremos da triangulação geodésica da cidade definida pelo plano Prestes Maia de 1938.

Em 1936 o DAE (Departamento de Água e Esgotos da época) previa a expansão da cidade de Campinas naquela direção, e o ponto mais alto do futuro bairro do Jardim Chapadão foi escolhido para construir um reservatório de águas. O engenheiro Prestes Maia fez o planejamento urbano de Campinas havia recomendado que fosse contruído um obelisco na região, assim em 1939 começa a construção da Torre do Castelo, tornando-se um marco do município.

Em 1972, a Torre foi reformada para abrigar uma sala circular e nova urbanização da praça. Em 1991, o prédio recebeu novas alterações para a instalação do Museu Histórico da Sanasa. Já em 1998, o edifício e a praça passaram por uma grande restauração para devolver as características do início da década de 1940. No ano de 2001 foi instalada em seu interior a Rádio Educativa de Campinas.

Do alto da Torre do Castelo, podemos conhecer e compreender a cidade de maneira profunda, mergulhar na sua diversidade e aprender com a imensa riqueza cultural e histórica de Campinas.

Dentro do Projeto "Conheça Campinas", a Torre está aberta ao público para visitas monitoradas, aos sábados e domingos

Principais acessos:

Av. Andrade Neves

Av. Alberto Sarmento

Av. Francisco José de Camargo Andrade

Rua Santo Antônio Claret

A Torre é aberta ao público e não é necessário agendamento para visitas. Porém, quando se tratar de visitas de escolas, por exemplo, que envolvam um público maior, é necessário ligar para o número (19) 3241-6931 e avisar o dia e horário da visita.

A Torre do Castelo fica na Praça 23 de Outubro, no bairro Castelo.

O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, a Torre fica aberta das 10h às 12h e das 13h às 21h.

A entrada é gratuita.

 

Atenção

Este site não tem nenhum vínculo com a Prefeitura Municipal de Campinas, para mais informações entrar em contato com o número 156 ou acessar o site da PMC abaixo:

PABX: (19) 2116-0555
Ouvidoria: 0800-7727456
Atendimento ao Cidadão: 156
E-mail: sac@campinas.sp.gov.br
Site: http://www.campinas.sp.gov.br/

Galeria de fotos da Torre do Castelo

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.