Campinas Virtual - Portal de negócios, serviços, Internet, lazer, gastronomia, arte, diversão, cultura de Campinas e região.
Valério Design - Soluçõesm e Web e Mídia Impressa
Anuncie no site
Valério Design - Soluções em web e mídia impressa

 

Torre do Castelo

Mirante do Castelo

 

Baixover fotos abaixo [+]

Torre do CasteloInaugurada em 1940, a construção possue 27 metros de altura (aproximadamente 735 metros do nível do mar), é um dos pontos mais altos da cidade de Campinas.

Erguido em um ponto estratégico para o desenvolvimento urbano, O Castelo d'água como era chamado, foi criado para abastecer os bairros que se formavam na região norte da cidade. O local fica em um dos extremos da triangulação geodésica da cidade definida pelo plano Prestes Maia de 1938.

Em 1936 o DAE (Departamento de Água e Esgotos da época) previa a expansão da cidade de Campinas naquela direção, e o ponto mais alto do futuro bairro do Jardim Chapadão foi escolhido para construir um reservatório de águas. O engenheiro Prestes Maia fez o planejamento urbano de Campinas havia recomendado que fosse contruído um obelisco na região, assim em 1939 começa a construção da Torre do Castelo, tornando-se um marco do município.

Em 1972, a Torre foi reformada para abrigar uma sala circular e nova urbanização da praça. Em 1991, o prédio recebeu novas alterações para a instalação do Museu Histórico da Sanasa. Já em 1998, o edifício e a praça passaram por uma grande restauração para devolver as características do início da década de 1940. No ano de 2001 foi instalada em seu interior a Rádio Educativa de Campinas.

Do alto da Torre do Castelo, podemos conhecer e compreender a cidade de maneira profunda, mergulhar na sua diversidade e aprender com a imensa riqueza cultural e histórica de Campinas.

Dentro do Projeto "Conheça Campinas", a Torre está aberta ao público para visitas monitoradas, aos sábados e domingos

Principais acessos:

Av. Andrade Neves

Av. Alberto Sarmento

Av. Francisco José de Camargo Andrade

Rua Santo Antônio Claret

 

Praça 23 de outubro, s/nº - Jardim Chapadão
Agendamento para visitas (19) 3735-5158 / 3735-5065 / 3735-5173
Horário de funcionamento: Sábados e domingos das 16h às 20h

Saiba mais no site da Prefeitura Municipal de Campinas http://www.campinas.sp.gov.br/

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.

Aviso: Dependendo da velocidade da conexão é necessário aguardar alguns segundos para que o efeito carrege totalmente (ver escala no canto inferior esquerdo).

 

 

 

Topo da página


Topo